Milho em grão nacional à granel

milho em grão a granelO milho é um cereal cujos grãos variam do branco ao vermelho passando pelo amarelo e alaranjado, com grande fonte de energia por conter alto teor de carboidratos. Cem gramas do grão fornecem 129 calorias. Também possui quantidades consideráveis de vitaminas “B1” e “E” e sais minerais. Os grãos de milhos córneos e dentados são usados na alimentação animal como componentes de rações para bovinos, suínos e aves. O Brasil tem na alimentação animal o seu principal mercado de milho, representando 60% a 70% da produção nacional. O mercado interno de milho esta atrelado ao comportamento da produção animal. O milho é considerado uma das mais importantes plantas comerciais cultivada no mundo, uma vez que possui ampla industrialização, o milho é usado para obter álcool, amido, açúcar de milho, óleo, dextrinas (usado como adesivo) e diversas bebidas alcoólicas como Bourbon e cerveja.

Padronização do Milho:

O milho sob a forma de grãos, destinado à comercialização interna, será classificado em grupos, classes e tipos, segundo sua consistência, coloração e qualidade.

Grupo do Milho:

O milho, segundo a sua consistência será classificado em 4(quatro) grupos: 1) Duro – quando apresentar o mínimo de 95% (noventa e cinco por cento), em peso, com as características de duro. 2) Mole – quando apresentar o mínimo de 90% (noventa por cento), em peso, com as características de mole; 3) Semiduro – quando apresentar o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) em peso, de consistência semidura, intermediária entre duro e mole; 4) Misturado – quando não estiver compreendido nos grupos anteriores, especificando-se no “certificado de classificação” as percentagens da mistura de outros grupos.

Classes do Milho:

O milho, segundo a sua coloração, será ordenado em 3(três) classes:  1) Amarelo – constituído de milho que contenha no mínimo 95% (noventa e cinco por cento), em peso, de grãos amarelos, amarelo pálido e/ou amarelo alaranjados. Os grãos de milho amarelos com ligeira coloração vermelha ou rósea no pericarpo serão considerados amarelos, não afetando a classificação; 2) Branco – constituído de milho que contenha no mínimo 95% (noventa e cinco por cento), em peso, de grãos brancos. Os grãos de milho branco com ligeira coloração rósea, marfim e /ou palha, serão considerados como milho branco, não afetando a classificação; 3) Mesclado – constituído de milho que não se enquadre nas exigências das classes de milho branco e do amarelo mencionando-se no “certificado de classificação” a percentagem das classes que o compõe. Tipos de Milho:

Tipo

Umidade Impureza Ardidos e Brotados Avariados Totais
1 14,5% 1,5% 3% 11%
2 14,5% 2% 6% 18%
3 14,5% 3% 10% 27%

Compõe o grão de milho:

Película – É a parte que recobre o grão. Quando processada, é empregada como ingrediente em rações animais. Endosperma – Corresponde à maior parte do grão de milho e é composto de amido (quase 61%) e de glúten (7%) que envolve os grânulos de amido e de pequena porcentagem de gordura e demais componentes. Germe – É a parte vegetativa do grão e fonte de óleo do milho. O germe é um componente importante para alimentos, produtos farmacêuticos e aplicações industrial. As frações remanescentes do germe são processadas e podem ser utilizadas como ingredientes em rações animais.